Academia Brasileira de Ciências alerta governo sobre possível fusão de Secretarias no Rio de Janeiro

Em documento enviado nessa sexta-feira (21/10) para Luiz Fernando Pezão (Governador do Rio de Janeiro), SBPC (Sociedade Brasileira de Progresso para Ciência) e ABC (Academia Brasileira de Ciências) alertam que fusão de Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação com a da Educação poderia causar prejuízos enormes para ambas as áreas e também para o Estado do Rio de Janeiro e sua população.

“A existência da Secretaria fluminense de CT&I certamente contribuiu para que o Estado desenvolvesse as condições de se tornar atrativo a uma série de empresas, muitas delas de expressão mundial, que optaram por se instalar no Rio de Janeiro em anos recentes”, ressalta o documento.

Para as instituições, a junção das respectivas Secretarias seria prejudicial, especialmente no médio e no longo prazo. Na carta, entidades afirmam que incorporação ignoraria as naturezas diferentes da área de CT&I e da área educacional. “São áreas complementares – assim como há complementariedade entre tantas outras áreas -, mas distintas. A gestão da pasta educacional e a implementação das políticas na área exige o domínio de um conjunto específico de conhecimentos teóricos e competências práticas que devem resultar na formação acadêmica e cidadã de crianças, adolescentes e jovens”.




Veja aqui documento.

0 comentários:

Postar um comentário

 
biz.